» NEWSLETTER » 253 611 611 » SUPORTE
disco externo

Disco externo é a melhor solução de armazenamento?

O disco externo já tive os seus dias de glória. Fotos, vídeos e documentos são produzidos todos os dias em grande quantidade, no entanto ninguém quer apenas guardar informações. A maior parte das pessoas precisa também de partilhar informações.

O disco externo que conhecemos já não é conveniente, eficiente e seguro para guardar as nossas informações importantes. E fazer backup num único disco é correr risco de perder dados.
Na tentativa de encontrar equipamentos mais confiáveis que apenas bons hard drives (discos externos). Cada vez mais utilizadores procuram soluções robustas para solucionar as necessidades de armazenamento para as suas informações. Como esta preocupação não é nova, há muitas soluções desenvolvidas e adotadas por empresas para manter os dados em segurança.
Inicialmente desenvolvidos para grandes estruturas de TI, os Network Attached Storages (NAS) são sistemas de armazenamento mais ligados à ideia de armazenar, partilhar e manter seguras as nossas informações.

 

Mas o disco externo ainda é bom?

O disco externo sempre foi considerado um bom equipamento para o trabalho moderno, desde que não haja perca de dados. A ideia é simples: Basta ligar um disco externo a qualquer computador e pronto, ele estará pronto para ser usado.
Esta praticidade e simplicidade deixa de ter valor quando o equipamento deixa de funcionar. Seja por um simples acidente ou por falha mecânica. Armazenar dados num equipamento sujeito a quedas, furtos ou mau funcionamento pode ser prejudicial ao nosso dia-a-dia.

Com o passar do tempo começaram a surgir novas tecnologias, e o disco externo tornou-se uma solução de armazenamento limitada, que ficou atrás dos seus concorrentes para suprir as necessidades da vida moderna. Estar numa reunião importante sem o disco externo ou ter que localizar dados importantes num disco sem uma ferramenta de procura pode-nos consumir muito tempo.
Além disso, situações como não ter espaço livre para fazer backup de um arquivo importante no telemóvel durante uma viagem de negócios ou tentar e não conseguir partilhar uma pasta com as fotos das últimas férias, seja por que são estes ficheiros são grandes ou porque não são suportados pela conta de email, são apenas alguns exemplos de tarefas que nossos discos externos não conseguem resolver.

 

O disco externo possui outras desvantagens?

Sim, apesar de diversas qualidades já conhecidas como portabilidade, praticidade, espaço de armazenamento e preço reduzido. Um disco externo possui diversas desvantagens:

 Softwares maliciosos:

Discos externos possuem os mesmos riscos de perda de dados que discos internos. Como estes equipamentos são dispositivos de armazenamento passivos, eles não executam uma verificação prévia antes de gravar ficheiros, podendo ser facilmente atacados por vírus, cavalos de tróia, worms e outros malwares.

Problemas de funcionamento:

Além de serem sensíveis a quedas, os discos externos podem ser afetados por problemas de energia elétrica, luz solar, aquecimento, humidade, líquidos, poeira e campos magnéticos.

Roubo:

Por serem portáteis, o potencial de roubo de um disco externo é grande, porque estes pequenos drives são muito fáceis de serem transportados. Qualquer pessoa pode simplesmente esconder e furtar um disco de um utilizador distraído.

Falta de Segurança:

A maioria dos discos externos não tem senha. Se o seu disco rígido for perdido ou roubado. As suas informações estão disponíveis para qualquer pessoa que ligar o dispositivo a um computador.

Falta de redundância:

Discos externos portáteis não possuem nenhum plano para a recuperação de dados em caso de falha.

Velocidade:

A velocidade nem sempre é um problema para o utilizador de disco externo. Especialmente para quem usa apenas um disco através de conexão USB. No entanto, utilizadores que ligam mais discos no mesmo conjunto de portas USB sentem a perda de velocidade na transferência de dados por causa do aumento no volume do tráfego de dados.

Backup sempre atualizado:

Sistemas de backup baseados em discos externos são precários. É difícil configurar sistemas de backup com a versão dos arquivos a ser alterada frequentemente em discos rígidos externos. Caso o backup seja feito apenas uma vez por dia num disco externo. A sua equipa terá apenas um backup diário em vez das várias versões dos ficheiros que foram alterados durante o expediente.

Interrupção acidental da conexão:

Quanto mais dispositivos USB tiver, maior é a probabilidade de desconectar o dispositivo errado na hora errada. Desconectar um disco externo pode não ser benéfico para a integridade física do equipamento. Porque os ficheiros importantes podem ser perdidos e/ou a própria unidade pode ser corrompida.

Falta de energia:

Cortes de energia curtos e impercetíveis ocorrem algumas vezes. Estes são longos o suficiente para danificar arquivos e até destruir um bom disco externo USB. Um corte de energia desligará a ligação do PC com o disco externo. Isto poderá causar um erro, podendo inclusive corromper o arquivo.

Reavalie a decisão

Armazenar uma grande quantidade de arquivos num dispositivo sujeito a falhas é sempre correr riscos desnecessários. Principalmente quando falamos de informações importantes. Um bom disco externo pode ser uma solução de baixo custo, no entanto o risco pode não compensar.
Atualmente, os utilizadores mais experientes optam  por comprar uma NAS e assim, garantir que os seus dados estão seguros.

Apresente-nos o seu projeto e tire as suas dúvidas, somos especialistas em sistemas de armazenamento!

Contacte-nos aqui.