
26 Mar Backups
Saiba como prevenir a perda de dados e como implementar uma estratégia sólida de backup para empresas
Quando falamos de políticas de backup em empresas, existem 2 tipos no mundo: as empresas que nunca perderam a informação do seu negócio e as que vão perder no futuro. (Peter Krogh).
Fique a conhecer alguns dos fatores que podem originar a perda de dados e que justificam claramente a necessidade das empresas adotarem políticas de backup adequadas:
- Falha nos sistemas informáticos;
- Ataques informáticos (ex. Ransomware);
- Dados Corrompidos;
- Problemas de Energia;
- Roubo / Assalto;
- Desastres Naturais;
- Erro Humano;
Como prevenir a perda da informação do seu negócio com políticas de backup adequadas à sua empresa?
Regra 3-2-1 para garantir a segurança da informação
Se a informação, da sua empresa ou dos seus clientes, é crucial para o seu negócio, então, deve conhecer e implementar esta regra de ouro na sua empresa quer em ambientes físicos quer em ambientes virtuais.
-
1º
– Crie 3 backups da sua informação da sua empresa;
- Para além dos dados primários deve ter mais 2 backups.
- 2º – Armazenar os backups em locais diferentes;
- 3º – Mantenha um dos backups Off-Site. Recomendamos que seja em ambiente Cloud. Desta forma garante que existe uma separação física de segurança entre os backups.
Não será demasiado 3 cópias? A resposta é não.
Analise estes 3 cenários e perceba o motivo da necessidade de existir 3 cópias de segurança.
Cenário de backup 1
Faz backup para 1 servidor NAS localizado na sua empresa. O ficheiro de backup foi corrompido. Conclusão, ficou sem a informação.
Cenário de backup 2
Faz 2 backups 1 no NAS e outro no servidor da sua empresa. O disco do servidor avaria e o NAS foi acidentalmente desligado pela pessoa responsável pela limpeza. Conclusão, ficou sem a informação.
Cenário de backup 3
Faz 3 backups, 2 on-site e 1 na Cloud. Falham os 2 backups na empresa, mas a sua informação fica salvaguardada com o backup na cloud.
4 Passos para implementar a Regra 3-2-1 através de soluções profissionais.
Já compreendeu a necessidade de backups e a forma correta de proceder para salvaguardar a informação da sua empresa. Agora vai ficar a saber como implementar uma solução eficaz e eficiente de backup para a sua empresa.
1º passo – Automatizar. Os backups não devem ter qualquer intervenção humana.
Utilize um software profissional para agendamento de backups automáticos e com incrementais que teste o backup após ter sido efetuado.
O Software ShadowProtect da StorageCraft para além de ser oferecer funcionalidades avançadas em backups seguros, permite ainda a recuperação de desastre, em ambientes físicos ou virtuais.
2º Organizar. Defina corretamente as políticas de backup adequadas ao seu negócio.
Tenha claro, qual é a frequência com que a informação crítica é gerada e defina então a frequência com que os backups são efetuados com base na necessidade real do negócio. É suficiente 1 vez por dia? Ou tem de ser de hora a hora?
4º – Duplicar Off-Site. Faça backups Off-Site na Nuvem
O backup na Cloud oferece a última camada de segurança, principalmente contra desastres naturais e roubo. Os data centers são desenhados para garantir a total segurança dos servidores. Além disso, a maioria dos provedores de serviços cloud tem os servidores em vários data centers. A Empis pode ser o seu parceiro ideal para o backup off-site da sua empresa.
5º Testar e Documentar. Monitorize as rotinas de backup e efectue testes frequentes.
Consulte-nos para obter aconselhamento especializado na implementação e dimensionamento de uma solução de backup adequada à sua empresa.