Com base no Decreto-Lei nº 98/2015, de 2 de Junho e, transpondo a Diretiva nº 2013/34/UR do Parlamento e do conselho de 23 de junho de 2013, a partir de 1 de janeiro de 2016, todas as empresas abrangidas pelo decreto-lei 98/2015 são obrigadas a ter inventário permanente.



Segundo o Decreto-Lei nº 98/2015, as entidades a que seja aplicável o SNC ou as normas internacionais de contabilidade adotadas pela EU ficam obrigadas a adotar o sistema de inventário permanente, nos seguintes termos: a) Proceder às contagens físicas dos inventários com referência ao final do período ou, ao longo do período, de forma rotativa, de modo a que, cada bem seja contado, pelo menos, uma vez em cada período; b) Identificar os bens quanto à sua natureza, quantidade e custos unitários e globais, por forma a permitir a verificação a todo o momento, da correspondência entre as contagens físicas e os respetivos registos contabilísticos.

Considerando esta nova obrigatoriedade legal, a Empis desenvolveu um sistema simples e intuitivo de contagem de stock, cujas principais características destacamos:

  • Não necessita de parar a atividade da empresa para efetuar a contagem de stock.
  • A inventariação é feita em tempo real, com referência à data/hora da contagem.
  • Lançamento automático da contagem em sistema
  • Possibilidade de filtrar contagem por conjunto de Artigos, família e armazém
  • Possibilidade de contagem através de leitura de códigos de barra (Tablet + leitor código de barra)
  • Análise de Artigos não contados na inventariação.
  • Colocar a zero e, de forma automática os artigos não contados na inventariação.

    A EMPIS aconselha todos os seus clientes a verificarem se, se encontram abrangidos por esta nova obrigatoriedade legal.

    Legislação:

    Decreto-Lei nº 98/2015
    Norma Contabilística e relato financeiro NCRF 18





    Questões frequentes:

    Quem está obrigado a comunicar os inventários?
    As pessoas, singulares ou colectivas, que tenham sede, estabelecimento estável ou domicílio fiscal em território português, que disponham de contabilidade organizada e estejam obrigadas à elaboração de inventário.

    Existem excepções à obrigatoriedade de Comunicação electrónica do inventário?
    Sim, ficam dispensados da obrigação de comunicação os sujeitos passivos cujo volume de negócios do exercício anterior ao da referida comunicação não exceda € 100.000,00.

    Qual é o prazo para fazer a comunicação electrónica dos inventários?
    A comunicação à AT deverá ser efectuada até 31 de Janeiro do ano seguinte. Assim, as pessoas singulares ou colectivas abrangidas por esta obrigação devem comunicar a sua situação final de inventário de 2014 até 31 deJaneiro de 2015. Relativamente às pessoas que adoptem um período de tributação diferente do ano civil, a comunicação deve ser efectuado até ao final do primeiro mês seguinte ao termo desse período.

    O que terá que sercomunicado?
    Deverão ser comunicadas as quantidades disponíveis em stock de cada artigo, ou seja, mercadorias, matérias-primas, subsidiárias e de consumo, produtos acabados e intermédios, subprodutos, desperdícios e refugos,e produtos e trabalhos em curso.

    Como deve ser efectuada a comunicação?
    Por transmissão electrónica de dados no portal da AT, nomeadamente através da submissão de um ficheiro xml cuja estrutura foi definida pela AT ou, em alternativa, através de um ficheiro csv.

    Onde posso consultar esta informação?
    As alterações legislativas podem ser consultadas na Proposta de Lei n.º 254/XII artigo 217.º e artigo 218.º. Os formatos e procedimentos definidos pela AT para comunicação dos inventários estão disponíveis no respectivo portal.

    Esta opção já está disponível nas soluções fornecidas pela EMPIS?
    Os formatos e procedimentos para comunicação dos inventários foram disponibilizados pela AT no passado dia 26 de Novembro, prevemos disponibilizar as atualizações no sentido de permitir a qualquer empresa cumprir com rapidez e transparência esta nova obrigação declarativa.

    A solução de gestão de inventários da EMPIS já está preparada?
    Sim, apesar de prevista a comunicação a 31 de Janeiro de2015 é necessário que o inventário esteja correto a 31 de Dezembro de 2014 e tal como nos anos anteriores a EMPIS disponibiliza uma solução completa para contagem e acerto de inventário, através de equipamentos móveis.







  • A MELHOR SOLUÇÃO DE INVENTÁRIO



    CONTAGEM DE INVENTÁRIOS

    A Contagem de Inventários foi criada para tornar as contagens de stocks nas aplicações Primavera, SAGE e Ponto 25 mais práticas. Com a ajuda de tecnologia móvel, permite efectuar contagens em qualquer lugar onde seja necessário, quer tenha acesso a uma ligação ao servidor SQL ou não.

    Este sistema é uma resposta a alguns dos problemas que as contagens de stock levantam:
    Os artigos em contagem ficam bloqueados e, por exemplo, não podem ser facturados;
    Necessidade de ter os artigos perto de um posto Primavera, SAGE ou Ponto 25 para a operação;
    A não possibilidade de poder identificar os artigos pelos respectivos códigos de barras;
    A grande dificuldade que a operação representa em grandes superfícies, em que um artigo se pode encontrar em vários locais (e que por vezes acabam por ser esquecidos).

    A sua empresa beneficia de um maior controlo ao nível de stocks, com a vantagem de a inventariação ser efectuada de forma rápida e eficaz.
    A execução do inventário passa a integrar um terminal móvel com o ERP via WebServices.
    Elimina o erro, aumentando drasticamente a produtividade!







    A MELHOR SOLUÇÃO DE INVENTÁRIO



    Principais Funcionalidades

    Contagem: Na contagem física é possível efectuar tratamento de unidades, contagem automática de números de série, criar notas sobre o artigo, associar novos códigos de barras e criar artigos.

    Envio da Contagem: Os dados presentes no PDA são enviados para o Primavera, SAGE ou Ponto 25, havendo assim um acerto de stock, inserindo os artigos contados, novos artigos, códigos de barras e notas sobre os artigos. A contagem é encerrada.

    Stock Inicial: Permite criar um documento de Stock Inicial a partir dos dados lidos com o PDA.

    Esta solução permite:
    Tratar Inventário por Código de Barras do Produto, da Embalagem Exterior e/ou Palete;
    Tratar Inventário por Código de Barras de Unidades (Ex: Dúzias);
    Tratar Inventário por Número de Série;
    Tratar Inventário com Lotes;
    Registo da Localização dos Artigos;
    Tratar Múltiplas Contagens Físicas de Inventário, permitindo ainda identificar Artigos de Contagens Diferentes e associá-los automaticamente;
    Fazer a marcação de Artigos para procedimentos futuros (Ex: uma embalagem rasgada).

    Produtos

    Posicionamo-nos como fornecedor de soluções baseadas em ADC, Mobilidade e Identificação. Os produtos são considerados numa lógica de soluções completas.

    Oferecemos hardware, software e os acessórios necessários com soluções tecnológicas que cobrem os mercados verticais da distribuição, logística, comércio, serviços e saúde.

    Terminais móveis

    BIP-7000 é um computador de mão inteligente com funcionalidade flexível à coleta de dados e capacidades de comunicação. Sua estrutura ergonômica robusta é ideal para varejo, centros de distribuição, logística, gerenciamento de serviço em campo e transporte. Para leitura de códigos de barras, existe uma nova configuração de leitor que alcance longas distâncias.

    Terminais Móveis

    Graças à sua capacidade de armazenamento, robustez e às diversas opções de captura avançada de dados, o MC9090 G é capaz de executar todo o tipo de aplicativos, incluindo voz e multimédia. O Motorola MC 9090 S permite a leitura de códigos de barras e recolha de imagens integradas num formato resistente e compacto. É ideal para diversas funções, como procura e entrega de mercadorias, manutenção da frota, contagem de itens em stock para entrega directa em lojas entre outras situações.

    Impressora de Etiquetas

    Projetadas para aqueles atentos ao orçamento, esta impressora proporciona facilidade de uso, a durabilidade de um chassis/gabinete de metal, e a capacidade de acomodar rolos de mídia de 8″ (20,32 cm), o que significa menos troca de mídia no meio do trabalho.

    Impressoras Móveis

    Zebra iMZ220 pode imprimir em qualquer lugar e a qualquer hora com as inovadoras soluções sem fio da Zebra prontas para conexão em rede. Estas impressoras mantêm os seus negócios em movimento.

    Consumíveis e Acessórios

    Fornecimento de todos os consumíveis e acessórios para todos os equipamentos.






    SOLUÇÃO CHAVE NA MÃO



    VANTAGENS

    A Contagem de Inventários foi criada para tornar as contagens de stocks nas aplicações Primavera, SAGE e Ponto 25 mais práticas. Com a ajuda de tecnologia móvel, permite efectuar contagens em qualquer lugar onde seja necessário, quer tenha acesso a uma ligação ao servidor SQL ou não.

    O seu negócio, onde quer que esteja

    Aplicação desenvolvida para terminais portáteis que disponibiliza às equipas de auto e pré-venda as ferramentas necessárias para o seu trabalho no terreno, proporcionando aumento de eficácia e produtividade. Disponível em 4 idiomas, Português, Inglês, Francês e Espanhol.

    As vendas ligadas ao armazém e inventário

    O Picking dos pedidos em terminais móveis, com toda a informação qualificada, lotes e números de série. De forma a simplificar e minimizar erros de movimentação, permite recolher a informação dos códigos de barras EAN13 e EAN128 através da leitura de código de barras.

    Ligado às entregas nos clientes

    Integrado com GPS Tomtom chega ao cliente de forma rápida. Sabe para cada um dos clientes, que mercadoria tem de entregar, recolher no local, quais os lotes, datas de validade ou outra informação relevante sobre cada uma das entregas.






    AUMENTE AS VENDAS E A PRODUTIVIDADE



    Soluções

    Armazéns e Distribuição

    Estas soluções cobrem a área de distribuição e gestão de armazéns, qualificando toda a informação com gestão de lotes, datas de validade e números de série, recepção das mercadorias com conferências de pedidos a fornecedor, picking dos pedidos de clientes e distribuição com registo de entregas efectuadas.

    Comércio e Serviços

    A solução Pré-Venda Tablet Edition com possibilidade de catálogo digital e adaptada aos tablet de última geração, Auto-Venda com gestão de cobrança e uma versão POS adaptada ao comércio ambulante, autónoma para prestadores, taxistas, Documentos Assistidos dá a possibilidade de venda personalizada e inventários.

    Serviços Técnicos

    Para empresas cuja atividade é efetuar serviços de instalação ou assistência técnica no exterior. A solução permite a gestão dos pedidos desde a abertura até à faturação dos produtos aplicados e dos serviços prestados, gere o estado de cada processo e os consumos no ERP Primavera, SAGE ou Ponto 25.

    • Gestão Inventário

      O componente tem como objectivo a desmaterialização dos processos de Armazém e permite que as contagens de stocks se tornem mais práticas e eficientes. Existe a possibilidade de fazer várias contagens de inventário. Trata números de série, lotes e localizações.


      Controlo e Validação de Stocks com recolha de Listagens e atualização de informação, com ou sem contagens;
      Criação de diferentes utilizadores com acesso à aplicação;
      Possibilidade de criar diferentes Fichas de Produtos, com estruturas definidas pelo cliente;
      Criação de Sessões de Trabalho distintas por cada utilizador;
      Importação de Listas de Artigos para as Fichas de Artigos criadas;
      Elaboração de "templates", de forma a identificar quais os campos da Ficha de Produtos a utilizar na sessão de trabalho;
      Exportação de dados em formato CSV e XML;
      Capacidade de realizar a identificação de artigos através de código de barras ou tag RFID (conforme o terminal);

    • UM SERVIÇO COMPLETO

      Recorrendo às mais recentes tecnologias de identificação e captura de dados, bem como de integração com os mais variados softwares de gestão, as soluções disponibilizadas pela Empis cumprem com todos os objetivos necessários para uma gestão de armazém e monitorização de produtos rápida e eficaz.


      Melhoria do processo de identificação e rastreabilidade de produtos;
      Redução substancial das margens de erro na identificação dos produtos;
      Total controlo sobre o stock e disponibilidade de produtos;
      Redução de desperdícios, ao eliminar a utilização excessiva do papel;
      Melhor aproveitamento do espaço de armazém;
      Um sistema tecnológico escalável, preparado para futuras atualizações e capaz de se adaptar facilmente a novas práticas de planeamento e gestão de stocks;
      Gestão de inventário rápida e intuitiva, facilmente aprendida por novos colaboradores;
      Automatizar a recepção, etiquetagem e expedição de produtos;

    • Desenvolvimento à Medida

      Combinando diferentes experiências e áreas de formação da nossa equipa de consultores com um conjunto de ferramentas e métodos, baseados não só nos melhores modelos como também nas melhores práticas de trabalho nos domínios da consultoria, a EMPIS disponibiliza um conjunto de serviços de excelência com enfoque em objectivos muito concretos no que se refere a investimentos em sistemas e tecnologias de informação. A EMPIS actua desde a definição de um adequado modelo de Gestão, até ao desenho e implementação da solução mais ajustada que permita maximizar o desempenho, a qualidade e o nível de serviço, minimizando em proporção os custos e o tempo gasto nos processos inerentes a cada organização.

    Quer saber mais sobre a Solução de Gestão de Inventário?

    contate-nos

    Contatos



    Morada

    Rua do Taxa, 13, 4710-448 Braga



    Telefone

    253 611 611