O Facebook vai mudar. Saiba o que vai acontecer aos posts dos seus amigos

 

O Facebook já está a testar uma mudança significativa no feed de notícias: separou os conteúdos partilhados pelos amigos das publicações de páginas que não são patrocinadas. Ou seja, os utilizadores vão passar a ver as publicações dos seus amigos num feed principal e as de marcas num feed secundário, separado – a única exceção são os conteúdos pagos por empresas, que esses sim continuam a aparecer no feed principal.

Segundo avança o The Guardian, este novo sistema já está a ser testado em seis países – três deles são a Eslováquia, Sérvia e Sri Lanka – e, segundo as empresas locais, provocou uma quebra de 60 a 80% do engagement com os utilizadores. Como consequência, os produtores de conteúdos que não têm recursos financeiros estão seriamente preocupados com as alterações.

O The Guardian cita o jornalista eslovaco Filip Struhárik, do jornal Dennik N, que confirmou que as interações neste país com os meios de comunicação social caíram para valores muito baixos. “Estas páginas estão com quedas dramáticas no seu alcance orgânico.” Importa referir que este é um dos principais canais de distribuição de conteúdos produzidos pela imprensa – e também por figuras públicas.

O Facebook vai estudar agora, com estas alterações, qual a reação dos utilizadores, já que os conteúdos partilhados por amigos deixam de estar misturados com a maioria das partilhas feitas por empresas.